terça-feira, 9 de junho de 2009

O Kenya do Brasil e As Meninas Corredoras de Águas Lindas














Costumo dizer que Águas Lindas do Goiás é o Kenya do Brasil. Conheci o "Kenya brasileiro" através do Albênes, treinador de altetismo. Ele já descobriu vários talentos do atletismo nacional! E tem uma assessoria esportiva onde também oferece treino de corrida. Você poderá encontrá-lo treinando seus alunos e correndo, no Parque da Cidade, no Jardim Botânico, em alguma quadra do Plano Piloto e em Águas Lindas, claro!

Fui convidada à ir a um desses treinos em Águas Lindas. Mandei um email para todos os meus amigos atletas do Plano. Fomos eu, Vesper e Wilma. Uma pena mais gente não ter ido porque foi inesquecível! Uma vez indo à Águas Lindas treinar, vc quer ir sempre!

As corridas partem da casa da Carmelita ou de uma casa que o Albênes montou para abrigar os atletas que ele apóia, inclusive kenyanos legítimos! E de lá já começa o "Bom dia, tudo bem" pra cá, "Bom dia, tudo bem" pra lá; todo mundo conhece o Albênes! As crianças pequenas acompanham os corredores durante alguns metros e é inevitável peceber que elas usam shorts de corrida que foram herdados dos mais velhos! A corrida está no sangue desta moçada! Não saberia dizer quantos, mas para muitos, ela representa um meio de melhorar de vida.

Ao chegarmos no estradão de terra, é só felicidade! A paisagem inspira-nos a querer ir sempre um quilômetro a mais, a não desisitir naquela subida super íngrime e a pensar: "depios de correr aqui, o Eixão fica um mar de rosas"! E as histórias contadas durante e após o treino, quando paramos na vendinha para comer goiabada, rapadura, melancia e beber coca-cola, são "folclóricas"; como a do lobo guará que vive pelas redondezas e a do corredor, um dos mais talentosos do Brasil, que bebe todas! Isso tudo em meio à corredores de elite de Brasília, do Brasil e até do mundo (em um desses treinos, o campeão da Maratona de Chicago estava correndo com a gente)!

Bem, foi em um desses treinos magníficos, que tive a sorte de conhecer a querida CARMELITA. Carmelita é uma daquelas mulheres iluminadas: meiga, voz doce, acolhedora, sempre rindo, simpatissíssima, batalhadora e corredora! Ela é coordenadora do grupo de crianças de Águas Lindas, que é mantido pelo Instituto Joaquim Cruz. Carmelita estuda Educação Física à noite, trabalha em uma casa de família no Plano e corre nas horas vagas (que horas vagas?!). Ela corre pra caramba, em todos os sentidos! Sempre quando nos encontramos, conversamos sobre corrida, sobre a vida, sobre o meu sonho com o Corra de Rosa, sobre a vida em Aáguas Lindas, sobre nossas dificuldades, e ela sempre com muita esperança e alegria, só me diz palavras de incentivo! Ah, Carmelita, vc não existe!

Papo vem, papo vai, descobri que a Carmelita treinava sempre acompanhada das amigas da comunidade. Então, surgiu a idéia de juntarmos as forças. Nasceu a parceria do Corra com a Carmelita e suas amigas corredoras de Águas Lindas! O Corra de Rosa entrou com o apoio de inscrições em corridas, com a estrutura durante as corridas de rua, divulgando-as e promovendo a campanha de arrecadação de materiais esportivos usados em todas as corridas que participamos. Além de Carmelita, fazem parte do grupo Maria Aparecida, Domingas, Miraídes, Luciene e Patrícia. Não preciso nem dizer que elas sempre estão subindo no pódio!

O objetivo da parceria é poder ajudar a Carmelita para que ela possa treinar não só as crianças de Águas Lindas, mas as mulheres também, que como qualquer outra mulher, de qualquer parte do mundo, necessita de praticar uma atividade física para ter uma melhor qualidade de vida física e emocional.

Já tivemos a oportunidade de divulgar a parceria na rádio Jovem Pan, graças ao queridíssimo William, que apóia o Corra desde o início, e na TV Record, em uma matéria sobre a Corrida das Pontes, da qual estariamos participando.

Para vc encontrar as Meninas Corredoras de Águas Lindas, é só ir à tenda do Corra de Rosa em alguma corrida de rua da cidade! E não se esqueça de levar seu tênis usado ou qualquer outro material esportivo, nós agradecemos!

Parabéns, Carmelita! Saiba que vc me enche de esperança e de vontade de continuar a buscar algo melhor para nós todas!


Bjão e boas corridas!

Virginia



Um comentário:

  1. Corrida de Rua Carmem de Oliveira dia 16 de Maio. Inscrições abertas: www.corridacarmemdeoliveira.com.br

    ResponderExcluir