quinta-feira, 5 de março de 2009

Corra de Rosa no Correio de Uberlândia

26-07-2008


A invasão delas na corrida



Não é nenhuma novidade que as mulheres ocupam cada vez mais o seu espaço em todos os segmentos da sociedade. A cada dia, elas assumem posições, antes de domínio exclusivo dos homens. Assim, não é de se espantar que elas estejam cada vez mais presentes no mundo das corridas.

Um público até então fiel nas academias, que agora resolveu partir para a linha de largada nas corridas de rua. Para elas, a conquista de um corpo sequinho, firme, é um ponto importante, do mesmo modo que ganhar fôlego, disposição e energia.
Encontrar as amigas também conta, assim como ter um tempo para si própria e esquecer os problemas do dia-a-dia. A fuga da academia, vale ressaltar, para muitas mulheres soa como música. Se podem obter todos esses benefícios ao ar livre, admirando o céu, as árvores, os pássaros, melhor ainda. Com este espírito, o clube da “luluzinha” não pára de se multiplicar.

Há 10 anos, havia apenas uma mulher inscrita em cada grupo de 10 atletas nas provas de rua. Hoje esse número varia entre três e quatro. Era de se esperar, então, que as corredoras buscassem planos de exercícios, orientação e acompanhamento técnico específicos à sua natureza, além da convivência com companheiras que dividem os mesmos problemas e interesses.
Desta forma, crescem na mesma proporção as assessorias esportivas exclusivas para atender a turma do batom. Em São Paulo existe o Grupo Projeto Correr Mulher, o Run for Life Women, o Grupo TPM — Treinamento para mulheres. Em Brasília surge o Corra de Rosa, de olho na exigência feminina.Em Uberlândia, isto ainda não é realidade, no entanto, a grande demanda do público feminino desperta uma atenção especial dos treinadores.

Engana-se quem pensa que, nesses grupos, a única “tarefa” das integrantes é correr. A estética conta, e muito! Para manter as “curvas” em dia, exigem-se exercícios com ênfase nas coxas, no bumbum e na barriga.

A presença do público feminino nos eventos de corrida do Brasil cresce a cada ano. O fato alertou o mercado de corrida do País que, hoje, já realiza provas exclusivas só para elas, a exemplo da Corrida Contra o Câncer de Mama, do Circuito Vênus de Corrida, da corrida do Dia Internacional da Mulher e da Corrida Caixa Mulher. Em outros países, esse tipo de prova exclusiva é tradição. É o caso da More Marathon, uma prova que acontece no Central Park, em Nova York.

O curioso é que nesta competição, além de ser para as mulheres, há a restrição de que só podem correr aquelas com mais de 40 anos. É mais um conquista das mulheres que só puderam estrear a maratona em Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles de 1984, nos Estados Unidos. É o charme feminino colorindo as pistas de corrida.