terça-feira, 17 de agosto de 2010

RECADO PARA AS ATLETAS: Meia Maratona Internacional do Rio


Queridas atletas!!!!
Abaixo estão algumas dicas bem simples, porém importantes, para vcs.
Quanto ao ritmo de prova (o item 2 e 3), ele não deve diferenciar muito do que vocês vêm fazendo nas longas. 
Vocês começarão os primeiros quilômetros tranquilas, observando a frequência cardíaca e o tempo, e vão sentindo aos poucos, através da pulsação, se podem aumentar o ritmo ou não. 
Lembrem-se que irão correr 21 km, não podem forçar muito no início, com a empolgação, para depois "quebrarem". Mas, se sentindo bem, entre os quilômetros 10 e 15, estando a frequência na leve, podem aumentar o ritmo, até atingir um ritmo confortável no moderado.
Quanto ao café da manhã, é importante ingerir o que vocês estão habituadas a comer pela manhã. Como isso será umas 2 horas antes da largada, então levem uma banana ou um gel para vocês comerem um pouco antes da largada, pois ficarão algum tempo no local da largada aguardando e ficarão com fome.
Lembrem-se de curtirem muito todos os momentos da prova, desde os treinos, como vocês já fazem, a viagem, conhecendo outros corredores, o hotel, a cidade, o jantar de massas na véspera, a entrega do kit, a preparação do kit, o café da manhã, a "vibe" antes da largada com aquele mundão de gente e todos os 21 km que percorrerão! Será inesquecível! E como o meu treinador já me disse: "o frio na barriga faz parte, o dia que não o sentir mais, não valerá mais a pena correr ".
Cada corrida completada é uma vitória pessoal, e uma meia maratona é chão, é dificílimo! Vocês sabem quantos quilômetros e quantas horas se dedicaram para esse desafio! Então, sintam-se orgulhosas de si mesmas!
Parabéns pelos treinos e pela dedicação! Vocês são a elite do Corra de Rosa!
Desejo à vocês uma corrida emocionante! 

Virginia Mendes

DICAS PARA A MEIA MARATONA 

  1. Para quem vai correr uma meia maratona, poderia dizer que os treinos nesta última semana não devem ser duros, desgastantes, você deverá estar descansado para correr a prova. 
  2. Para este tipo de prova, ser progressivo no ritmo é essencial, poderia dizer que o ideal é algo como; 7km leve, 7km moderado e 7km moderado ou forte, dependendo da sua condição física. 
  3. Para corredores condicionados vale a mesma regra, apenas o conhecimento do próprio corpo neste caso é mais apurado para estes atletas e muitos já iniciam a prova em ritmo forte devido ao treinamento mais elevado desenvolvido por eles. 
  4. Hidratação é fundamental! O gel de carboidrato é uma excelente maneira de evitar a queda do rendimento, mas se você não está acostumado a utilizá-los nos treinamentos, evite! 
  5. O café da manhã deve ser tomado por volta de duas horas antes da largada, por este motivo nada de acordar em cima da hora! 
  6. Concentre-se para a prova! Descanse bem no dia anterior, durma cedo e para o jantar do dia anterior dê preferência as massas. 
  7. Prepare tudo na véspera, número de peito ou comprovante para retirada deste, gel, tênis, calção, camiseta, relógio ou frequencímetro, tudo! Se deixar para a última hora a chance de esquecer algo importante é grande! 
  8. Sempre vale lembrar, separe o tênis mais macio, o calção mais confortável, em geral os que você treina os longos! Não utilize nenhuma vestimenta nova, elas podem vir a lhe dar problemas, como por exemplo bolhas, assaduras, etc. 
  9. Passe vaselina ou outro creme lubrificante para evitar atrito entre as axilas, mamilos, e virilha, locais vulneráveis a assaduras. 
  10. Leve boné e protetor solar, principalmente se sua pele é clara! 
  11. Tenha confiança e pense positivo, se você treinou vai dar tudo certo e após a prova, na hora do almoço, poderá comemorar e melhor, nem vai engordar!