segunda-feira, 9 de março de 2009

Feliz Dia da Mulher!


São tantas coisas que me vem à cabeça neste dia Internacional da Mulher! Acho que teria que ficar horas, dias escrevendo...e aí teria que corrigir os erros de português...ah, não! Por isso, apenas dividirei com vcs algo que li na revista Istoé que comprei ontem. Alías, a matéria de capa é sobre corrida, vale a pena dar uma olhada. E a foto da capa é de uma mulher corredora do grupo paulista Projeto Mulher. Bacana demais!
Mas não é bem essa matéira que me chamou a atenção, foi uma entitulada "Elas querem um romance de cinema". O artigo fala sobre as falsas promessas hollywoodianas e diz que pesquisadores comprovam que essa expectativa, de que é possível viver histórias de amor como as que assistimos na telona, só prejudica os relacionamentos do outro lado da tela. Parece óbvio e ultrapassado, pois, como nós mulheres em pleno século XXI, ainda acreditamos em alma gêmea? Mas, acho que no fundo ainda acreditamos, ou queremos acreditar. Acho que não queremos ter que encarar a realidade, ela é dura e dói. Então, é menos doloroso ficarmos sonhando com um príncipe encantado. E é menos doloroso acharmos que temos que ficar com esse tal príncipe, mesmo ele se transformando em um sapo depois. Não que o sapo não seja legal, mas e quando não combinamos mais com sapos?! O que acontece? Temos que continuar com ele e vice-versa?
Eu desejei Evolução à todas nós no dia de ontem. E gostaria mesmo de tentar evoluir. Terei que me esforçar para agir realmente de acordo com aquilo em que acredito, e isto quer dizer, não ligar para o que os outros pensam, ser eu mesma, reconstruir conceitos diferentes daqueles dos quais fui forçada à acreditar desde pequena, como ter que casar para ser feliz, ter que ter filhos até os 30 anos de idade, manter um casamento mesmo que por aparência, e o pior de todos, ter que acreditar que um relacionamento, um casamento, tem que durar para sempre!! A autora do artigo aponta que devemos aprender a enfrentar as crises que esfriam as relações, construir uma comunicação verdadeira, ter atitude e aceitar o fim de um relacionamento, apostar num relacionamento que seja promissor, mesmo sem paixão imediata e, por fim, aceitar a solidão e investir na carreira ou nas amizades.
Acho que divido a vontade com a maioria das mulheres e homens de querer encontrar uma pessoa com quem dividir essa passagem por este planeta. Mas que seja uma divisão espontânea, sem expectativas, verdadeira, honesta. É uma delícia ter alguém com quem compartilhar as coisas, os momentos! Mas que seja um cúmplice e que queira evoluir também!
Existem pessoas que conheço que já estão neste estágio de evolução. Tento aprender com elas e me encanto quando conheço alguém assim ou quando as vejo em ação. É lindo! São especiais! Me sinto afortunada em tê-los como amigos! Então, nem tudo está perdido, não é mesmo?
Gostaria de finalizar dizendo que vou tentar ajudar minha filha a crescer livre dessas falsas expectativas. Livre para ser feliz do jeito que ela desejar! Tendo como valores ajudar ao próximo, ser honesta, espontânea e verdadeira. Sei que falar é fácil, e apesar de uma vez quase desacreditar na frase de que "tudo é possível"; continuo a acreditar nela e mais do que nunca!! Tudo é possível sim! Tudo é possível quando você realmente quer!!
Bjão para todos!
Virginia