segunda-feira, 4 de maio de 2009

Musculação e Corrida: a combinação que dá certo


Leiam o artigo, escrito por uma fisioterapeuta, sobre o trabalho de musculação na prevensão de lesões, para a prática da corrida. Tudo a ver com o bate papo de domingo com o Henrique!

"A maioria dos corredores faz musculação com objetivo de evitar uma futura lesão, isto é, como prevenção. Afinal, o que queremos mesmo é correr, correr e correr… Nenhum corredor trocaria uma corridinha por uma aula de musculação, tenho certeza disso. O problema é que alguns atletas só percebem a importância do fortalecimento muscular num período tardio, isto é, quando as famosas dores começam a dar sinal e o atleta tem que se afastar das corridas para um tratamento específico.

Para melhorar o desempenho em cada prova e sentir-se menos cansado é preciso um ótimo preparo físico. Portanto, devemos conciliar a corrida com os treinos de musculação, a fim de evitar uma futura lesão e ter que ficar afastado das corridinhas que tanto nos faz bem.

Os benefícios da musculação para os corredores são muitos, entre eles estão: melhora na habilidade de aumentar a velocidade já que a força gera potência e agilidade; eficiência e a economia da corrida são maiores, pois o atleta corre mais gastando menos energia; os ossos, músculos e ligamentos ficam mais fortalecidos, prevenindo lesões; e por último, a musculação auxilia o controle de peso e reduz a porcentagem de gordura no corpo.

O corredor deve fazer um trabalho de musculação específico para seu objetivo. Como qualquer exercício, para obter bons resultados é preciso ter um limite. Treinos de musculação extremamente fortes e com muito peso podem prejudicar o corredor, pois o atleta estará trabalhando hipertrofia e aumentando sua massa muscular, que o deixará mais pesado para correr. O corredor deve fazer um treino de resistência muscular localizada, ou seja, um peso moderado com maior número de repetições. Tudo depende do objetivo de cada um, do padrão individual e da integridade do sistema músculo-esquelético (sinergismo muscular).

Podemos citar diversos tipos de lesões que mais acometem os corredores, tais como: Síndrome do atrito da banda iliotibial, Síndrome do estresse femuro patelar, tendinite patelar, fraturas por estresse, bursite trocanterica, fascite plantar, lesões de menisco, osteíte púbica, entre outras.

Lembre-se que conciliar a corrida com os treinos de musculação é a melhor maneira de melhorar o desempenho em corridas de rua e prevenir lesões."

Por Mirian de Lion

BATE PAPO COM FISIOTERAPEUTA HENRIQUE CHAVES





O treino do Corra de Rosa deste domingo teve a participação do fisioterapeuta Henrique Chaves. Ele não só colocou conhecimentos e dicas importantes para quem pratica a corrida, como respondeu à várias perguntas da moçada que esteve presente! Valeu, Henrique!