quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Filosofia e Corrida, Irmãs Queridas





Olá, meninas!
Me desculpem por este tempo enorme sem atualizar nosso blog.
Mas, como já falei anteriormente, toda e qualquer história que vcs queiram postar em nosso blog será um acréscimo significativo para este pequeno grandioso universo feminino. Não se acanhem, dividam suas experiências conosco, tenho certeza de que alguma mulher se confortará com suas palavras. Esse é o propósito do Corra de Rosa, que exista uma Corrente do Bem, antes, durante e após os nossos treinos de corrida!

Bem, em meio aos acontecimentos seríssimos e revoltantes envolvendo o governo de nossa querida cidade, fica difícil pensar em coisas boas, em coisas positivas. Vi os estudantes que invadiram a Câmara Distrital (é isso?!) pela TV e pensei: "Pelo menos alguém está demonstrando alguma indignação." Eu queria fazer algo também, acho que temos que fazer algo. Está rolando o email da "fita preta", bora! Pensei em escrever no vidro do meu carro (já vi isto em um carro uma vez) "Fora Arruda, Paulo Octávio, Sarney!" O Sarney vai junto, tudo farinha do mesmo saco! Podemos pensar em algum movimento. Como uma amiga diz, não menosprezando a vaquinha: "ficar como vaca de presépio é que não dá!".

Em uma de minhas buscas diárias para melhor entender o mundo, comecei a ler um livro que se chama " A Consolação da Filosofia". O autor é Boécio, filósofo que nasceu por volta de 480 D.C. É simplesmente lindo! Eu me interessei pelo livro quando li um artigo sobre filosofia na revista Época. O artigo, muito bem escrito, de fácil compreensão, começa assim: "A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor. Sofrer menos. Lidar mais serenamente com as adversidades. Enfrentar com coragem o 'perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas (Sêneca)' ". Pronto, bastou para que eu fosse picada pelo bichinho da Filosofia para sempre. Boécio, nascido de uma rica família romana, dono de ampla cultura, conhecia perfeitamente o grego, foi injustamente condenado à morte por um imperador, Teodorico. Como era de costume naquela época, a elite intelectual decorava os textos filosóficos. Assim, ele recorreu á filosofia , em que era mestre, para enfrentar o suplício. Entre a sentença e a morte, Boécio escreveu em condições precárias um livro que se tornaria um clássico da literatura ocidental: A Consolação da Filosofia.

Em nossa tentativa de sermos pessoas boas, participantes ativos da corrente do bem, estaremos sempre em busca de explicações para as injustiças das quais presenciamos ou fazemos parte. A corrida é uma arma poderosa. Ela nos fortalece, física e emocionalmente. Ela nos mostra que somos capazes de realizar coisas dantes inimagináveis. E a filosofia aparece como sua irmã mais velha, madura, acolhedora, um ombro amigo, sempre pronta para lhe dar bons conselhos (e esses, nós queremos, de graça). Como continua o artigo: "A filosofia que não é útil na vida prática pode ser jogada no lixo. A filosofia apoia e consola." Montaigne definiu sabiamente a filosofia como a "ciência de viver bem".

Não vamos desistir. Vamos buscar o que for necessário para nos confortar, para nos ajudar a entender, para nos ajudar a aceitar, para nos ajudar a lutar. Estamos no caminho certo, correndo, nos sentindo felizes e fazendo com que os outros ao nosso redor sintam-se assim também.

Parabéns às corredoras que deram tudo na Corrida da Adidas! Não foi fácil; além de um percurso dificílimo, o sol estava forte!

Epicuro, numa sentença frequentemente citada, disse que nunca é tarde demais e nem cedo demais para filosofar. E termino, pedindo licença ao Sr. Epicuro, acrescentando à sua frase: e pra correr também!!

Bjs, bom resto de semana e boas corridas!
Virginia