TRAVESSIA CANAL DA MANCHA 2010


A história da Travessia do Canal da Mancha começou no final do século XIX. No dia 23 de agosto de 1875 o inglês Matthew Webb realizou o feito em 21 horas e 45 minutos. A distância entre Dover-Inglaterra e Calais-França é de 34Km em linha reta, mas a distância percorrida por Webb foi de 63Km.

O intenso fluxo de embarcações, a maré, o vento, as correntes marítimas e a temperatura média de 14ºC fazem com que a Travessia do Canal da Mancha seja uma das mais difíceis do mundo. Apenas 10% das tentativas tem sucesso. Para concluí-la é fundamental que o atleta tenha um bom preparo físico e mental e qualquer erro na logística pode ser fatal. Dos brasileiros que tentaram a travessia, apenas 13 conseguiram, sendo que uma tentantiva tragicamente acabou em morte (Renata Agondi - 1988).

Não diferentemente do inglês Webb, mas claro, em outra época e condições, o projeto Tiago Sato - Canal da Mancha 2010 tem como objetivo viabilizar recursos financeiros para que o atleta Tiago Sato realize essa travessia de forma integra e louvável.

Por quê? Na verdade essa não é uma pergunta de uma só resposta. São vários os fatores que levam uma pessoa a tentar cruzá-lo, tanto individuais quanto coletivos. Pode-se dizer que mais individuais do que coletivos. Individual do ponto de vista do atleta e coletivo do ponto de vista de quem o apóia.

A temporada de travessia do Canal da Mancha ocorre entre os meses de Julho e Setembro. A previsão é que Tiago realize a sua travessia no mês de Agosto de 2010. Nos últimos dois anos Tiago tem participado de competições de maratonas aquáticas em distâncias de até 24Km. Os treinos nos primeiros meses de 2010 serão realizados em piscina e no Lago Paranoá e nos dois meses que antecederem a travessia Tiago realizará treinos específicos em águas mais frias.

Ao completar a Travessia do Canal da Mancha Tiago Sato será o primeiro atleta do Centro-Oeste a realizar esse feito... do Paranoá para o Canal da Mancha!

Mais informações nos sites:
http://www.tiagosato.com.br/oprojeto.html