quinta-feira, 18 de março de 2010

Quer mais um motivo para correr? A resposta está na EPIGENÉTICA



E aí, Moçada do Bem!!
Não poderia deixar de registrar em nosso blog: a corrida da Gran Cursos foi muito astral!!
Enquanto o André tava "morro acima, morro abaixo" em sua mountainbike lá em Sobral, nós também estávamos, só que "asfalto acima, asfalto abaixo", hehe!! O final do percurso foi só descida! As meninas literalmente "soltaram o freio"!!
Todas vcs que participaram deram show! Cada uma fazendo o seu treino, curtindo o momento! Lembrem-se, quando vcs estão suando a camisa, pode ser correndo leve, ou até caminhando, já é maravilhoso! Muita gente ainda está no processo de criar coragem para começar uma atividade física. Não é fácil e vcs sabem disso melhor do que ninguém! Sintam-se orgulhosas de vcs mesmas! Extra parabéns para Wal, que estreou em corridas de rua, e para Amanda, que correu inscrita e fez o tempo de 1h 11min nos 10 km!
Para motivar aquelas que estão começando a correr e motivar ainda mais as que já estão correndo, repito: nada que é feito em prol de algo positivo resultará em insatisfações, pelo contrário, só resultará em coisas positivas. O melhor exemplo disso está em uma área da ciência que se chama: EPIGENÉTICA.
É um assunto pra conversarmos horas no Bendito ou no Pedacinho (meus points prediletos da cidade)! Como não estamos em nenhum desses lugares, pelo menos agora, vou resumir pra vcs. O tema que essa nova ciência estuda é que, preparem-se...BUMMMMMM...: O estilo de vida influi nos genes e repercute nos descendentes por pelo menos cinco gerações! E não é auto ajuda! É ciência pura! São vários estudos, e segundo a Revista Planeta, que publicou um artigo sobre o assunto, o naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck, lá em 1800s tararau, já era convicto de que "os organismos eram controlados por influências ambientais que podiam ser herdadas". Cara de visão esse Jean, hein?!
O artigo cita pesquisas que estão sendo realizadas no Canadá, Austrália e Estados Unidos. Os resultaods são incríveis! Já se sabe que os genes não constituem o único fator a determinar as características dos seres vivos. Os fatores ambientais, tais como dieta, estresse, nutrição materna e substâncias poluidoras, podem mudar a função dos genes sem alterar minimamente a sequencia do DNA. É mais ou menos assim, fatores químicos são epigeneticamente acrescentados ao DNA e esses fatores determinam se aquele gene será ativo ou inativo, se se exprimirá muito ou pouco. E exemplificam descrevendo estudos que foram feitos com abelhas (porque a abelha rainha é diferente da abelha operária se ambas possuem o mesmo patrimônio genético), a serenidade de ratinhos com mães cuidadosas e ansiedade de ratinhos com mães não cuidadosas e gêmeos idênticos porém epigeneticamente diferentes.
O artigo termina dizendo que "essa descoberta de que os hábitos e o estilo de vida mudam o comportamento dos genes está na raiz de uma revolução extraordinária para a medicina, particularmente a preventiva". E que "a epigenética provou que genética não é destino, e que todos nós, melhorando as condições do meio ambiente em que vivemos, bem como nossas normas gerais de comportamento, podemos não apenas melhorar nossas vidas, mas também as vidas de nossos descendentes".
Então, precisa de mais um motivo para começar a correr?

Bj, bom resto de semana e bons treinos!
Virginia

Nenhum comentário:

Postar um comentário