quinta-feira, 22 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE ESFORÇO



O que é teste de esforço?

O teste de esforço dá ao médico informações sobre como o coração do paciente trabalha sob estresse físico. Alguns problemas cardíacos são mais fáceis de diagnosticar quando o coração está trabalhando mais forte e batendo mais rápido. Durante o teste de esforço, a pessoa se exercita (andando ou correndo sobre esteira ou pedalando a bicicleta ergométrica) ou recebe medicamento para fazer o coração trabalhar mais fortemente enquanto o teste é feito.

Quem precisa fazer o teste de esforço

A pessoa pode precisar fazer o teste de esforço se sentir dor no peito, falta de fôlego, ou outros sintomas de limitação do fluxo sanguíneo no coração. Teste de esforço com imagem é particularmente útil para mostrar se a pessoa tem doença na artéria coronária, ou problema com uma das válvulas do coração.

A pessoa também pode precisar fazer teste de esforço se durante exercício físico sentir tontura, tiver o batimento cardíaco disparado, sensação de palpitação no peito ou qualquer outro sintoma de arritmia cardíaca (batimento irregular do coração).

Pode ser que a pessoa precise fazer teste de esforço mesmo que não sinta dor no peito quando se exercita, mas tenha apenas falta de fôlego. O teste de esforço pode mostrar se a falta de fôlego é causada por problemas cardíacos ao invés de problema pulmonar ou por estar fora de forma. Para tal teste, a pessoa respira em um tubo especial para que sejam medidos os gases da respiração. O teste de esforço respirando em um tubo também pode ser feito para verificar a forma física do paciente antes de um transplante de coração. Também pode ser usado para o médico elaborar o melhor programa de exercícios depois da recuperação de um ataque cardíaco.

O que o teste de esforço mostra

O teste de esforço dá ao médico informações de como o coração do paciente trabalha durante estresse físico (exercício) e como está a saúde cardíaca. Teste de esforço padrão usa eletrocardiograma para monitorar mudanças na atividade elétrica do coração. Teste de esforço com imagem mostra imagens do fluxo sanguíneo em diferentes partes do coração.
Ambos tipos de teste de esforço são usados para procurar por sinais de que o coração não está recebendo fluxo sanguíneo durante o exercício. Resultados anormais no teste podem ser devido a doença na artéria coronária, mas também em decorrência de outros fatores como falta de condicionamento físico.

Se os resultados do teste de esforço forem normais, não deve ser necessário mais nenhum teste nem tratamento. Porém, se o teste de esforço padrão der resultado anormal, ou se o paciente for incapaz de se exercitar, o médico pode mandá-lo fazer teste de estresse com imagem ou algum outro teste. Mesmo que o teste de estresse padrão der resultado normal, o médico pode pedir teste de esforço com imagem se a pessoa continuar tendo sintomas como falta de fôlego e dor no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário